1 – Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 – Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
3 – Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
4 – De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.
5 – E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. )
6 – De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
7 – Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
8 – E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
9 – Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 – Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
11 – Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
12 – Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.
13 – A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
14 – Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
15 – Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 – Em seus caminhos há destruição e miséria;
17 – E não conheceram o caminho da paz.
18 – Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19 – Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 – Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
21 – Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 – Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 – Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25 – Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 – Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 – Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28 – Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29 – É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
30 – Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
31 – Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.