1ª Coríntios 11

1 – Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

2 – E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.

3 – Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

4 – Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.

5 – Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.

6 – Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

7 – O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

8 – Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.

9 – Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

10 – Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

11 – Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

12 – Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.

13 – Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?

14 – Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?

15 – Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.

16 – Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

17 – Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.

18 – Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.

19 – E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

20 – De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

21 – Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.

22 – Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

23 – Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24 – E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25 – Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26 – Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

27 – Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

28 – Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

29 – Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

30 – Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

31 – Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32 – Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

33 – Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

34 – Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.